![]() |
Polyana Vieira, porta estandarte da Tribo Munduruku |
O Festribal 2016 começou a ganhar corpo com o lançamento dos CDs das tribos Muirapinima e Munduruku neste fim de semana. Na sexta, 01 de julho, foi o lançamento do CD “Espíritos”, tema da tribo azul e vermelha (Muirapinima) para este ano, e no dia 2 de julho, com o tema “Mitos”, a tribo vermelha e amarela (Munduruku) fez apresentação do novo pajé, novo tuxaua e novo regional Donos da Terra.
A XXII edição do evento será realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho, com a participação da dupla sertaneja Vitor e Léo na festa dos visitantes dia 28, na Arena do Tribódromo. Serão esperadas mais de 10.000 pessoas para a grande festa, que é a maior manifestação cultural da região Oeste e desde 2008 é patrimônio cultural do estado do Pará.
Este ano, a Prefeitura de Juruti, patrocinadora oficial do Festribal, repassa R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para cada associação folclórica, o que inclui valor para CD e tribos mirins, além do apoio da empresa Alcoa, que repassou R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada associação.
A Tribo Muirapinima tentar quebrar a sequência de 2 anos de vitórias consecutivas da Tribo Munduruku. “Vamos aguardar e que vença a melhor dentro da arena”, disse o secretário municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Carlos Pinheiro.
![]() |
Marcela Marialva, porta estandarte da Tribo Muirapinima |
Ensaios - Após a festa de lançamento dos CDs e novos itens, começa também a temporada dos ensaios nas quadras das duas tribos. Na Aldeia Muirapinima, os diretores anunciaram para esta segunda-feira, 4, o início dos treinamentos visando a conquista do título deste ano. Por outro lado, a direção da tribo Munduruku também anunciou para o mesmo dia o início dos ensaios para a atual temporada.
Durante os próximos 25 dias, os galpões e quadras das tribos ganham uma movimentação extra, causada não apenas pelos moradores de Juruti que frequentam os dois espaços, mas também pelos visitantes que já começam a chegar e tomar conta da cidade, mostrando suas paixões pelas tribos que fazem o Festribal de Juruti.
Texto: Giselle Lima e Rui Neri
Fotos: Frank Wallace Rocha