domingo, 29 de maio de 2016

JURUTI PERDE EM CASA E SE COMPLICA NA COPA OESTE

Derrota para Óbidos deixou a seleção de
Juruti com chances reduzidas de classificação
A rodada do último final de semana não foi das melhores para a Seleção de Juruti que vinha sendo apontadas como uma das favoritas à classificação para a próxima fase. Jogando em casa, no sábado, 28, diante da seleção de Óbidos, os jurutienses foram derrotados por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Nicoleto aos 40 minutos do segundo tempo, deixando Juruti praticamente sem poder de reação.
A seleção de Juruti enfrentou mais uma vez o problema da falta de finalizações. O time tocou bem a bola e defendeu muito bem, mas pecou na hora das finalizações a gol. Numa única oportunidade que teve, jogando no contra-ataque, a seleção de Óbidos encaixou uma jogada e marcou o gol da vitória.
Com a derrota, Juruti permaneceu com 4 pontos, mas caiu para a terceira colocação, uma vez que Curuá venceu seu jogo contra Oriximiná na outra partida pelo grupo B. Com esses resultados, Óbidos assumiu a ponta com 7 pontos; Curuá vem em seguida com 5 pontos e Juruti caiu para terceiro lugar com 4 pontos.
Na próxima rodada, Juruti enfrenta Oriximiná, mais uma vez dentro de casa e somente a vitória, de preferência, de goleada lhe interessa. Após esse jogo, Juruti sai para duas partidas fora de casa, contra Curuá e Óbidos, com a obrigação de vencer os dois para reconquistar a primeira colocação.
A torcida jurutiense saiu enfurecida do estádio e houve até invasão de campo por parte de alguns torcedores, o que pode significar punição para nosso selecionado se o árbitro relatar esse fato. 
Por conta disso, o técnico Dinaldo Santarém terá uma semana complicada para colocar as coisas no eixo e tentar uma vitória sobre Oriximiná no próximo sábado,m o que acalmaria a torcida e daria tranquilidade para as partidas fora de casa.
 

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PREFEITURA E IDEFLOR LANÇAM PLANO SAFRA EM JURUTI

Prefeito de Juruti Marco Aurélio Dolzane
falando do apoio da Prefeitura para a execução do
Plano Safra 2016
O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, participou nesta sexta-feira, 27, da apresentação do Programa Safra 2016 por parte do Ideflor, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Produção, e Emater . 
Segundo a engenheira florestal do Ideflor, Paula Pereira, o PROSAF vai atender inicialmente 30 famílias de agricultores familiares de várias comunidades rurais e tem como objetivos: promover a recuperação de áreas alteradas, garantir a segurança alimentar das famílias envolvidas, geração de renda para o agricultor familiar, recuperação do passivo ambiental.
O prefeito garantiu total apoio ao programa por entender que a agricultura familiar ainda é a maior fonte de renda do município. Disse ainda que seu governo tem investido fortemente nesse setor com a mecanização rural e construção de pontes e estradas para facilitar o escoamento da produção.

Ascom/PMJ

JURUTI E ÓBIDOS FAZEM DUELO EM BUSCA DA LIDERANÇA PELA COPA OESTE

Seleção de Juruti quer assumir a liderança
jogando em casa contra Óbidos
A Copa Oeste de Seleções tem uma partida decisiva neste sábado pelo Grupo B. As duas seleções que lideram esse grupo, Juruti e Óbidos se enfrentam no estádio Audenor Pereira da Silva (Pimpão) em Juruti e quem ganhar assume a liderança e fica próximo da vaga para a próxima etapa.
Com quatro pontos na tabela de classificação, ambas seleções tem apresentado um bom desempenho nas duas partidas que disputaram até agora conseguindo um empate e uma vitória. Óbidos leva uma pequena vantagem em relação aos gols marcados, três, enquanto Juruti tem dois gols de saldo.
Como a vantagem de jogar em casa e diante de sua torcida, Juruti entra em campo em busca de uma vitória  para administrar as partidas que fará fora no decorrer da primeira fase. Segundo o técnico Dinaldo Santarém, Juruti deve jogar completa, com todos os titulares que atuaram na primeira partida em Oriximiná.
Se os planos da comissão técnica se concretizarem, a Seleção de Juruti deve começar o jogo com o seguinte time: Bágio, Tiningu, Jadson, Fábio e Bimbalzinho; Marcelo Pitibul, Kadu, Almero e Binhote; Bagana e Hugo. 
A partida começa às 16h30 e os ingressos serão vendidos ao preço de 5 reais. 
Pelo mesmo grupo jogam Curuá x Oricminá, numa partida que também será decisiva para as pretensões das duas equipes, pois quem perder, fica praticamente fora da disputa pela vaga. 

quinta-feira, 26 de maio de 2016

MAIS DE 1.800 FAMÍLIAS RECEBEM TÍTULOS DE TERRA NA REGIÃO DO CURUMUCURI

Isaías Vitor, presidente da Acoglec, vibra diante de
mais de 5 mil pessoas com o recebimento
dos títulos de terra do Curumucuri, uma luta antiga
que se torna realidade
Acompanhado do prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, dos deputados federais Nilson Pinto e Chapadinha, do deputado estadual Júnior Ferrari e demais membros do governo estadual, o governador Simão Jatene entregou títulos de terra para mais de 1.800 famílias da Gleba Curumucuri. Uma das entidades beneficiadas foi a Acoglec (Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri) que tem como presidente o produtor rural Isaías Vitor que comemorou bastante juntamente com mais de 5 mil pessoas o recebimento do documento das mãos do governador do Estado.
Na ocasião, Isaias Vitor agradeceu ao governador por ter atendido esse antigo pleito dos moradores dessa região e enalteceu o empenho do prefeito de Juruti, Marco Aurélio, que desde o início de seu mandato não mediu esforços para apoiar essa luta da Acoglec em busca dos títulos das terras da região do Curumucuri.
“Essa vitória é de todos nós!”, afirmou Isaias Vitor, presidente da Associação Comunitária Gleba Curumucuri (Acoglec), enquanto exibia o documento de posse de terra recebido das mãos do governador  no último dia 25, no distrito de Castanhal, município de Juruti (Oeste do Pará). Os dois títulos coletivos de terra entregues pelo governo estadual beneficiam 1.813 famílias, em 52 comunidades de Juruti.
 “Lutamos muito, mas hoje é um dia que vai ficar marcado para sempre na nossa história. Esse título é nossa vida, garante os nossos direitos e nos dá a tranquilidade de trabalhar na terra, que é nossa e ninguém pode nos tirar. Podem ter certeza que as nossas comunidades vão ter grandes melhorias com a chegada desse documento”, declarou Isaías Vitor, diante de milhares de pessoas que participaram do evento. Além dos moradores da Gleba Curumucuri, a titulação beneficiou famílias do assentamento estadual extrativista Prudente Monte Sinai.
Para o governador Simão Jatene, a concessão de títulos de terra é um reconhecimento de direitos. “As famílias que lutam por esse sonho há muito tempo fazem o milagre diário de transformar a terra e o suor em alimentos que abastecem as grandes cidades. Nada mais justo do que garantirmos o direito que elas possuem. O fato de o título ser coletivo demonstra a união dessas famílias, que se juntam para buscar melhoria para todos”, enfatizou Jatene.
Assentamento - Com os dois títulos coletivos – que dão posse sobre uma área com mais de 100 mil hectares, beneficiando mais de 7 mil pessoas -, também foi assinada a portaria de criação do projeto do Assentamento Estadual Extrativista  Mamuru, que reconhece o direito ao território de 300 famílias, que vivem em uma área de 150 mil hectares.

Daniel Lopes, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), informou que a portaria possibilita o trâmite da futura titulação. “Com o projeto de assentamento o Iterpa pode fazer o levantamento da área para a titulação definitiva”, explicou. As áreas tituladas em Juruti, disse o presidente do Instituto, receberam o reconhecimento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) como área de assentamento agrário, o que proporciona uma série de benefícios. “O Estado não tem poder de realizar reforma agrária em suas áreas, mas se o governo federal reconhece a característica dessas comunidades, elas passam a ter acesso aos benefícios concedidos através do Programa de Reforma Agrária, como crédito diferenciado, por exemplo”, assegurou.
Com informações de CMC/Juruti

terça-feira, 24 de maio de 2016

GOVERNADOR SIMÃO JATENE CUMPRE AGENDA EM JURUTI E TERRA SANTA

Prefeito de Juruti Marco Aurélio com o governador
Jatene, o presidente da Acoglec Isaías Victor
e o deputado estadual Júnior Ferrari
O governador do Estado, Simão Jatene, cumpre agenda administrativa nesta quarta-feira, 25, nos municípios de Juruti e Terra Santa, na região da Calha Norte. Em Juruti o governador chega por volta das 09h30, conforme informações da Coordenadoria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Juruti. 
Do aeródromo da cidade ele segue para a comunidade de Castanhal, distante cerca de 45 km da sede do município, onde faz a entrega de títulos individuais e coletivos de terras para 1.700 famílias da Gleba Curumucuri.
Está previsto ainda na agenda do governado do Estado uma visita ao Hospital 9 de Abril, construído pela Alcoa através do programa Agenda Positiva (Prefeitura x Câmara x Alcoa) hoje administrado pela Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus. Essa visita se justifica pelo fato de que o referido hospital poderá se tornar Hospital Regional da Calha Norte (HRCN), um projeto do Governo do Estado para esta região.  
Após esse evento, a comitiva do governador e do prefeito Marco Aurélio, de Juruti, retorna à cidade onde, depois de um almoço, Simão Jatene segue para Terra Santa onde, em companhia do prefeito Marcílio Picanço, visita obras  da rua do Aeroporto Velho e inaugura duas quadras poliesportivas e a UIPP do município.
Ainda em Juruti, Jatene deve anunciar a criação do Projeto Estadual de Assentamento Extrativista Mamuru e assinar contrato com o Sindicato dos Produtores Rurais do município, além de uma reunião com os presidentes das tribos folclóricas Munduruku e Muirapinima que estarão participando do XXII Festribal no final de julho.  

JURUTI EMPATA COM CURUÁ MAS AINDA ESTÁ NA LIDERANÇA

O resultado não foi o esperado pela torcida jurutiense que está acostumada a ver seu time ganhar dentro de casa, mas pelo menos não causou muito prejuízo, pois Juruti continua na liderança de seu grupo ao lado de Óbidos com 4 pontos ganhos em dois jogos.
Juruti saiu na frente com o atacante Bagana, mas cedeu o empate ao time de Curuá e não conseguiu alcançar a vitória. Com o empate em 1 x 1, Óbidos acabou assumindo a liderança por causa do saldo de gols, porém, ambos ficaram com 4 pontos.
Na outra partida, Óbidos goleou Oriximiná por 4 a 1 e assumiu a ponta da tabela do grupo 2 que ficou assim:
1º lugar - Óbidos - 4 pontos (3 gols)
2º lugar - Juruti - 4 pontos (2 gols)
3º lugar - Curuá - 2 pontos
4º lugar - Oriximiná - 0 ponto

Próximos jogos - Grupo 2
Juruti x Óbidos - sábado, Estádio Pimpão, 16h30
Curuá x Oriximiná - sábado, 16h30, estádio Municipal de Curuá

segunda-feira, 16 de maio de 2016

JURUTI SAI NA FRENTE NA COPA OESTE E VENCE ORIXIMINÁ

A Seleção de Juruti foi a única a vencer no último final de semana nos jogos de abertura da II Copa Oeste de Seleções, numa realização da Liga Independente de Seleções do Oeste do Pará. Jogando contra a Seleção de Oriximiná no estádio Mundinhão, o selecionado jurutiense venceu o clássico pelo placar de 2 a 0, gols marcados por Tiningu e Bagana.
A partida foi bastante técnica com os dois times tocando muito bem a bola no meio campo e se defendendo  com determinação, mas o selecionado jurutiense tinha um time de jogadores mais experientes dentro de campo que conseguiram neutralizar as investidas do adversário. Uma das principais jogadas do time de Juruti funcionou muito bem que foram as investidas do lateral Tiningu pela direita.
Com a vitória, a Seleção de Juruti assume a liderança de sua chave, uma vez que na outra partida Óbidos e Curuá empataram em 1 a 1. Segundo a tabela da competição, nas próximas rodadas Juruti fará três jogos em casa, presenteando seu torcedor com jogos dessa competição. Os próximos jogos serão contra Óbidos, Curuá e Oriximiná. Depois Juruti sai para fazer mais dois jogos fora contra Óbidos e Curuá.

Na fase de classificação, apenas o primeiro colocado de cada chave e o melhor segundo colocado das demais, passam para a segunda fase., Juruti está em busca do tricampeonato regional e o bicampeonato dessa competição. 

segunda-feira, 9 de maio de 2016

REMO CONQUISTA O TÍTULO DO CAMPEONATO JURUTIENSE

Remo de Juruti, campeão da temporada
2015/2016
A temporada 2015/2016 não poderia ter sido melhor para o Remo. O time que por pouco não ficou fora das semifinais, acabou crescendo na reta final e ganhou o título no último sábado diante do Sport Juruti.
No tempo normal a partida terminou em 0 a 0, mesmo placar do primeiro jogo, mas nas cobranças de pênaltis, o Leão Jurutiense foi melhor e venceu por 4 a 2. Com o título, o Remo se torna um dos maiores vencedores de títulos oficiais de Juruti dos últimos tempos.
Segundo informações oficiais da Liga Esportiva de Juruti, mais de 1.100 pessoas compareceram ao Estádio Pimpão no  sábado passado para prestigiar a decisão, proporcionando uma arrecadação de R$ 4.726,00.
Na ocasião aconteceu a entrega de premiação ao Remo e os jogadores, diretores e torcedores fizeram a festa pela c idade. 
O Remo tem como técnico Dinaldo Santarém e fez fortes investimentos em jogadores de renome regional como Marcelo Pitibul, Tiningu, Jadson Belterra e muitos outros. 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

EM PARTIDA TÉCNICA SPORT JURUTI E REMO FICAM NO EMPATE

Após vários meses de competição, o Campeonato Jurutiense de Futebol versão 2015/2016 chega ao final neste sábado, dia 7 de maio com a realização do segundo jogo entre Remo e Sport Juruti. Os dois melhores times da competição, se enfrentaram no último sábado no estádio Pimpão para um público de cerca de mil pessoas e empataram em 0 a 0.

Para este sábado, a Liga Esportiva de Juruti já tomou todas as providências no sentido de garantir segurança e um bom espetáculo para o torcedor que deve comparecer em massa e lotar o estádio Pimpão. Segundo Adsan Barroso, presidente da Liga, será mantido o horário das 16h30, uma vez que em caso de novo empate haverá cobrança de pênaltis. A arbitragem local também foi muito valorizada durante a competição, mas nessa partida final, a pedido dos próprios clubes finalistas, o trio será de fora. Por questão de segurança, os nomes dos árbitros só serão divulgados na sexta-feira.

Remo – com um time mesclado de jogadores locais e regionais, o Leão Jurutiense fez um campeonato razoável, quase não se classifica para as semifinais, mas nas partidas decisivas mostrou competência e garantiu a vaga na final. Tem no seu elenco atletas de Juruti, Santarém, Terra Santa, Belterra e Oriximiná.

Sport Juruti – o time que leva o nome da cidade sempre se destaca nos campeonatos que participa. Já levantou o caneco várias vezes e este ano fez uma campanha boa, mas não aparecia como favorito, entretanto, nas partidas decisivas, contou com um elenco comprometido e responsável, além de uma comissão técnica ativa, que possibilitou a vaga para a grande final. Tem como base de seu elenco jogadores da cidade de Óbidos que integram a Seleção de Óbidos que vai disputar a Copa Oeste. O Campeonato Jurutiense de Futebol tem apoio total da Prefeitura de Juruti.